domingo, 29 de setembro de 2013

Brasões utilizados no Fusca




NOS VW ALEMÃES ERAM USADOS O BRASÃO DA CIDADE DE WOLFSBURG, A CIDADE NASCEU DEPOIS DA FÁBRICA


ESTE BRASÃO TEM O
APELIDO DE RAPOSINHA,
ERA USADO UM BRASÃO
NO CAPO E NO BOTÃO DE
BUZINA



NO BRASIL FOI ADOTADO A PARTIR DE 1959 O BRASÃO DA CIDADE DE SÃO BERNARDO DO CAMPO - SP, ONDE FOI CONSTRUIDA A PRIMEIRA FABRICA DA VW NO BRASIL DIZ A LENDA QUE UM REPORTER FOI FOTOGRAFAR O 1959 NA FABRICA E O MESMO ESTAVA SEM BRASÃO POIS ATE ENTÃO ERA USADO A RAPOSINHA, O BRASÃO DE SBC AINDA ERA UMA PROPOSTA, E NÃO HAVIA SIDO FECHADO, BEM O FOTOGRAFO COLOCOU AO BRASÃO NO LUGAR E TIROU AS FOTOS, ESTAS FOTOS PARA UMA REVISTA ESPECIALIZADA, COMEÇOU A CIRCULAR E A VW FOI OBRIGADA A MANTER O BRASÃO QUE O FOTOGRAFO HAVIA COLOCADO . . .BEM OS DOIS UNICOS BRASÕES RECONHECIDOS E OFICIAIS SÃO O DE SÃO BERNARDO DO CAMPO (BRASIL) E DA CIDADE DE WOLFSBURG (ALEMANHA), OS DEMAIS DE OUTROS PAISES SÃO ACESSORIOS, O PESSOAL TIRAVA A RAPOSINHA E COLOCAVA O BRASÃO DA CIDADE EM QUE ESTAVA NA EUROPA . . .

Estes são os dois brasões reconhecidos e oficiais


Brasões utilizados na Europa


Brasões utilizados na Europa e Brasil






NOS VW ALEMÃES ERAM USADOS O BRASÃO DA CIDADE DE WOLFSBURG, A CIDADE NASCEU DEPOIS DA FABRICA

O Brasão utilizado nos VW´s, é o Brasão da Cidade de São Bernardo do Campo - SP, onde fica a fabrica da VW do Brasil.
Diz a lenda (não sei se é verdade) que em 59 um jornalista pegou um brasão e colocou em um fusca e as fotos sairam com este brasão, ja que nesta época o Brasão ainda estava em estudo.

BRASÃO DE ARMAS
(SIMBOLOGIA)

Em 23 de outubro de 1952, o Prefeito do Município de São Bernardo do Campo, Sr. Lauro Gomes, promulgou a Lei Municipal nº 180 que revigorou a Lei Municipal nº 251, de 20 de dezembro de 1926 do então Município de São Bernardo, promulgada pelo Prefeito Saladino Cardoso Franco, que fixava o brasão que assim se descreve:

Artigo 1º - Fica adotado como brasão da nossa Cidade e Município, o desenho junto em que se resume o passado histórico de São Bernardo do Campo desde a tradicional Vila de Santo André da Borda do Campo da era de 1553 até os dias de hoje, com sua significação heráldica, projeto esse de autoria do abalizado historiógrafo Dr. Afonso D’Escragnolle Taunay.

Parágrafo único: Esse escudo obedece a seguinte descrição: “Escudo redondo português, cortado e encimado pela coroa mural distintiva das Municipalidades. O primeiro quartel de ouro traz uma cruz de Santo André, de sinople (verde), tendo no encontro, sobreposto, a cruz patriarcal de São Bernardo; partido de prata, com o leão dos Ramalhos de goles (vermelho). O segundo quartel é de goles, com um lanço de muralhas flanqueado de dois baluartes, com bombardas, tudo de prata e encimado por um braço armado empunhando uma adaga de prata. Como tenentes de escudo, à dextra, um bandeirante de carnação, armado de escopeta; à sinistra um índio de carnação, armado de arco. No listão, e em letras de sinople, sobre campo de ouro, de acordo com o primeiro quartel, a divisa: “PAULISTARUM TERRA MATER” , encobrindo parte da roda dentada ao natural, simbólica da grande indústria moderna do Município. Por sobre as ameias, do baluarte central da coroa mural, o timbre do brasão de Martin Afonso de Souza, o elmo encimado pelo leão de púrpura sobre a porta central da coroa mural, um escudete de blau (azul) com uma flor de lírio de prata, simbólica de Nossa Senhora, orago de São Bernardo”.

Artigo 2º - Para servir de sinete nos papéis da municipalidade, fica adotado o primeiro quartel do brasão: escudo de fundo de ouro com a cruz de São Bernardo sobreposta à cruz de Santo André encimado pela coroa mural e tendo embaixo o listão com a divisa “PAULISTARUM TERRA MATER”.

A VW do Brasil adotou o Brasão em 1959,


O Brasão "PAULISTERUM TERRA MATER" foi utilizado no Fusca de 1959 a 1964, mas vale lembrar que na época por considerarem bonitos, os proprietarios de 65 ou 66 pediam para colocar nas concessionarias. Mas o Brasão era utilizado tambem em Botões e Buzina e muitos acessorios como calotas da decada de 60 e 70, na decada de 80 os fuscas saiam com um novo volante e a Raposinha de Wolfsburg estilizada . . .

Abaixo um VW 1966 original sem o Brasão:



Brasão do Fusca com protetor:


Brasão de um Karmann-Ghia:Image

Na Alemanha era adotada a RAPOSINHA (como é conhecido), que era o brasão da cidade de Wolfsburg, onde fica a Fábrica da VW desde 1953.
Imagens do Brasão e sua moldura em aluminio :















Algumas cidades da Europa tambem tinham seus Brasões, mas não eram originais e sim considerados acessorios :


ABAIXO UM RARÍSSIMO BRASÃO NACIONAL COM CHAVE, ERA UM ACESSORIO E NÃO ORIGINALImage






Nenhum comentário:

Postar um comentário